O LABORATORIO de astrofísica, ciências espaciais e inteligência artificial, da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), reabriu há dias depois de cerca de cinco meses de encerramento para apetrechamento com novos equipamentos. Actualmente, o laboratorio conta com equipamentos modernos, nova rede de internet, do sistema de frio e segurança melhorada.

Segundo o coordenador e fundador do laboratorio, Cláudio Paulo, a sala ira proporcionar um ambiente inovador aos estudantes. "Esperamos que o laboratorio ajude os estudantes a conciliar a teoria e a pratica sob ponto de vista da modelação e programação. Queremos também ter maior numero de jovens a seguirem a sua formação a nível de mestrado e doutoramento", explicou.

O presidente do núcleo dos estudantes da Faculdade de Ciências, Frank Miguel Ndloze, disse que com a reabertura da sala poderão adquirir novos conhecimentos e contribuir positivamente na sociedade. De acordo com Denoi Jamo, estudante de Física, os novos equipamentos vão ajudar a melhorar a qualidade das pesquisas.

" A astrofísica, ciências espaciais, inteligência artificial sempre controlam a dinâmica do universo, por isso acredito que o material vai melhorar a investigação, uma vez que são equipamentos de maior qualidade", disse. 

Guilhermina Adélia Libanga, também estudante de Física, disse que ira se empenhar para garantir maior aprendizado na área com vista a desenvolver mais habilidades. Durante o evento, o laboratorio de Astrofísica ofereceu um telescópio ao aluno Valério Vassilic Lechov, estudante da 7a classe na Escola Secundaria da Embaixada da Rússia.

Segundo Cláudio Paulo, o gesto surge em resposta ao pedido formulado pelo aluno e visa motiva-lo, visto que desde cedo demonstrou interesse pelas ciências.

"Oferecer um telescópio a um aluno da 7a classe que já demonstra interesse em seguir ciências através da astronomia e um momento de alegria. Estamos a dar uma ferramenta, uma motivação e nós esperamos que daqui a alguns anos este menino traga um resultado excepcional de pesquisas espaciais", afirmou.

Valério Vassilic Lechov expressou a sua gratidão e disse que o telescópio será muito útil, principalmente na disciplina de Astronomia na 10a classe. Gosto muito de observar os planetas do Sistema Solar e gostaria de ver Saturno porque dizem que é o mais bonito. E uma honra receber este telescópio", disse.